Dia da Educação


Por Rosilda Moroso (Sissa)

A frase: “a educação começa em casa” é bastante conhecida por todos, porque educação não acontece somente na escola, quando falamos em educação logo vem à mente, uma escola, com professores, alunos, livros, sala de aula...


A função da educação é muito mais da família e da sociedade do que da escola, porque a escola sozinha não pode dar conta de toda esta responsabilidade, a de educar, de ensinar e aprender.

Segundo o dicionário Aurélio, educação é: "processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".

Todos devem pensar na função social da escola nos dias atuais, que não tem mais os pressupostos e nem a pedagogia de antes. O mundo gira e muito rápido e a escola não está podendo acompanhar este giro!

A responsabilidade da família não pode ser passada para outra instituição! Cada entidade seja ideológica ou não tem a sua missão, mas tem gente falhando, na tarefa de educar.

Einstein dizia: “A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação". Então fica claro, que as duas coisas são diferentes, aprendizagem acontece em qualquer lugar até na escola, mas educação começa com a família, que é a primeira instituição da criança. Mesmo que as famílias também são mais as mesmas, é o local de início da criação para qualquer ser humano.

A educação religiosa é para outra instituição.Todas as famílias, independentemente da sua formação nuclear ou não, processa uma fé e esta atividade será também forte na formação moral e educacional da criança.

Quando Pitágoras no século V, disse "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.", estava falando na educação familiar, pois a família vai colher os frutos que plantou na educação dos seus.

Acredito que a educação familiar deveria ser completada pela escola, tendo as duas entidades, a finalidade sugerida por Jean Piaget: "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

Comentários

  1. Oi, Sissa! Coloquei um comentário mas em postagem antiga, pois abri nas primeiras páginas, onde fala da posse da academia.dá uma espiadinha. Até...Janice.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O menor casal do mundo é separado

Portfólio de Sissa Moroso

Gentil do Orocongo