O mês de Abril

O mês de abril e suas datas comemorativas


No mes de abril temos várias datas comemorativas no calendário brasileiro, a começar pelo primeio de abril, “Dia da Mentira”. Esta data teve início com uma mentira divulgando o falecimento de Dom Pedro, num periódico em Minas Gerais, este fato foi desmentido no dia seguinte.


No dia 7 comemora-se o dia do Jornalismo, o jornalista é o narrador do seu tempo que deve ser um defensor  da liberdade de expressão da sociedade e da democracia. Escrever sempre a verdade e não um fato mentiroso como a morte do imperador. Neste dia comemoramos o dia mundial da saúde, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a CNBB alega que a saúde deveria ser uma preocupação primordial de todos, principalmente dos governantes que devem zelar pelo bem estar da população.



O dia dos jovens é comemorado no dia 13, e segundo a constituição federal todos os jovens têm o direito de receber do Estado, saúde, educação, moradia, oportunidade de trabalhos, direitos estes não adquiridos, pelo fato de ter tantos jovens nas drogas, marginalizados e sem apoio dos governantes e da sociedade. Nesta mesma data, comemora-se o dia do Hino Nacional Brasileiro, que deveria ser um instrumento de homenagem à nação e lembrado sempre nas escolas e em eventos cívicos, mas muitas vezes é só cantado no Dia da Pátria. Existe uma lei para que o hino seja executado nas escolas uma vez por semana, será que acontece? Quem fiscaliza? No dia 15 deveríamos refletir sobre o dia do solo, que dá o alimento, que fixa nossa residência e é o chão que nós pisamos, mas tem sido prejudicado pelos moradores desta “pátria mãe gentil”.


Dia 18 de abril é o dia do livro infantil, a leitura deveria ser obrigatória para todos, porque é o meio que veicula a cultura, e “o grau de civilização de um povo pode ser medido pela quantidade e qualidade dos livros que lê”. Esta data surgiu para ser comemorado também o dia do nascimento do escritor Monteiro Lobato, que além de escritor era um grande conhecedor dos problemas brasileiros, o seu “Jeca Tatu” não foi à toda, uma frase dele nos faz refletir: “Todos os nossos males provém de uma causa única: pobreza, anemia econômica. Vou além: miséria...”.


Parafraseando a canção de Baby do Brasil: “Todo dia era dia do índio, mas agora ele só tem o dia 19 de abril” esta data é comemorada no Brasil há 69 anos, desde que foi instituída por Getúlio Vargas. Conforme IBGE, Em 1.500 época em que os portugueses chegaram ao Brasil estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil. Após 512 anos, os índios ainda estão lutando por seu direito à terra que sempre foi sua.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portfólio de Sissa Moroso

O menor casal do mundo é separado

Gentil do Orocongo