Dia 13 de maio...uma outra história!

 


Dia 13 de maio: Dia de Luta ou Comemoração?


             Tenho muitos anos de magistério, nas escolas que passei, vi professores fazendo reflexões com os alunos sobre o tema, alguns proporcionando grandes debates, outros dando folha sulfite com um desenho de escravo quebrando as correntes, para alunos pintarem, como se fosse um grande feito – a atividade pedagógica e a abolição da escravatura – outros ainda, nem se quer lembrando da data. Essa situação também acontece na sociedade da mesma forma.

A sociedade é formada por pessoas que foram para a escola ou não. As opiniões são diversas pelo tema escravidão e alforria. Por muitos anos essa data foi usada para comemorar um fato e uma pessoa em especial: A Princesa Isabel, muitos professores davam uma folha com o desenho dela para os alunos pintarem também.

E o que se faz na escola hoje? O tema mudou. O dia 13 de maio é um dia de luta para todos e não de comemoração da abolição da escravatura.

Um dia de luta pela vida e pela dignidade. Um dia de luta contra o racismo e todo tipo de preconceito com os negros. Como disse Makota Valdina, uma educadora e ativista brasileira: “Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados”. Essa é uma outra visão, bem diferente do termo “escravo”

No Brasil, os negros são afro-brasileiros porque vieram da África, muitos deles nos navios negreiros, trazido pelo tráfico de seres humanos, sim, seres humanos que foram escravizados...

Quando os primeiros “descobridores” chegaram no Brasil encontraram os índios que eram os verdadeiros donos da terra, únicos brasileiros natos até aquele momento. Os europeus vieram de navios também, alguns fugindo da guerra e da situação de pobreza em que viviam, e aqui chegando, ganharam equipamentos agrícolas, sementes e um pedaço de terra para produzir, pagaram com suor de seu trabalho e viraram donos das suas terras.

E os africanos? Vieram de navios também – nos porões - mas para dar a sua força de trabalho, não puderam receber por isso, receberam “comida” que produziam para o dono da Casagrande, enquanto moravam em senzalas eram amarrados e muitas vezes açoitados quando “desobedeciam”.

Tem diferença entre a vinda dos colonizadores brancos europeus e dos africanos negros trabalhadores?

Isso aconteceu a 133 anos em nosso país, último da América Latina a abolir a escravidão e ainda temos muitos problemas sociais desde aquela data.

O que é racismo? Conforme alguns dicionário é uma doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura ou superior) de dominar outras. Forte essa definição né?

E preconceito? É um sentimento hostil, uma intolerância a outra etnia, sexo, religião, entre outros.

Se temos preconceito e racismo, o que temos para comemorar sobre o dia da assinatura na Lei Áurea? 

O que significa áurea? É um termo que designa nobre, magnífico de muito valor. "Áurea" quer dizer também "de ouro" e a expressão refere-se ao caráter glorioso da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho. Sério isso?

Depois da abolição da escravatura, não tivemos mais exploração do trabalho humano nem trabalho escravo?

A história do Brasil, escrita conforme interesses de uma minoria e quanto livros didáticos contaram a história invertida?

São muitas reflexões a serem feitas na escola e na sociedade. Por isso, é um dia de luta! Porque “igualdade é quando você tem direitos iguais, mesmo que essas pessoas não sejam iguais a você”.

Comentários

  1. Muito boa a reflexão, bem isso que temos que discutir, debater com.os estudantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Portfólio de Sissa Moroso

O menor casal do mundo é separado

Gentil do Orocongo