GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS RECURSOS PATRIMONIAIS DA ESCOLA





CURSO GESTÃO ESCOLAR - UNISUL



Estou fazendo o Curso de Gestão Escolar com bolsa do programa UNIEDU/SC.
 Escrevei o texto abaixo para a disciplina de Recursos Patrimoniais na Escola


Estou na área da educação a mais de vinte e cinco anos, passei pela escola pública municipal e estadual e escolas privadas.  Fui coordenadora pedagógica nas três esferas. Atualmente atuo na escola estadual como assistente técnico pedagógico. Neste meu percurso profissional, me deparei com vários tipos de escolas, professores, alunos, pais e gestores. Percebi que onde tem organização, capacitação permanente dos educadores, participação da família e compromisso dos políticos e gestores, a escola é cuidada por todos, tem educação de qualidade e tem gestão democrática.
Infelizmente em muitas escolas públicas temos depredação, descuido, escolas deterioradas, com falta de reformas e de projetos de Educação Preventiva como: educação patrimonial, educação fiscal e educação ambiental.
Revendo a história da educação no Brasil, podemos perceber que muitas coisas foram feitas de forma lenta e errônea e tudo fizeram para que a educação não melhorasse, pois era mais interessante um povo sem cultura escolar, para manipular e garantir poder político e financeiro de uma minoria, que detinha o além do poder, o conhecimento. 
Temos ainda as relações de poder na escola, a falta da tal democracia, a questão de gênero e da violência, tão presentes nas escolas. Com certeza, os sujeitos que praticam violências, foram alunos que não tiveram oportunidades de educação.
Todo gestor escolar deve ter o compromisso de melhorar o ambiente escolar em todos os sentidos, desde o acesso à educação sem distinção até o sucesso escolar dos alunos. 
No projeto político pedagógico escolar, que deve ser feito no coletivo, deve compreender ações e projetos educativos para a conservação do patrimônio escolar. A escola precisa ser bonita, conforme Paulo Freire que fala da “boniteza”; Todos gostam de ficar num ambiente limpo, arrumado e atraente.  Os alunos devem ser chamados a cuidar do seu patrimônio, que um dia será de seus filhos também.

Parafraseando Cortela: “Todo mundo pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos. Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o planeta?”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portfólio de Sissa Moroso

O menor casal do mundo é separado

Gentil do Orocongo