Antologia: A Arte do Encontro Pela Palavra - AJEB/SC



Com escritora Sandra Lodetti e Presidente da AJEB Renata Dal Bó

Com Lurdete presidente da ALASI

Com escritores da coletânea



Crônica: A EDUCAÇÃO É UMA ENCRENCA!?

       Antologia A arte do encontro pela palavra – AJEB 2019 - p.74-76

                                                                   Rosilda Mara Rodrigues Moroso (Sissa)

             Toda profissão técnica passa necessariamente pelas mãos dos professores, temos professores que formam outros professores, professores que formam os médicos, os engenheiros, os carteiros, os garis e todos aqueles que foram para a escola um dia. Mas ainda temos analfabetos e alfabetos funcionais, mas esta situação é de questão socioeconômica ou política. Esse profissional que forma todas as outras profissões, muitas vezes é esquecido na sociedade.
          Com a democracia, as leis para a educação de qualidade surgiram e consequentemente a valorização dos profissionais da educação. Com a nova LDB, surgiram propostas de mudanças nos caminhos da escola pública, para auxiliar na educação das crianças e jovens. Agora temos a BNCC, e os professores continuam fazendo a sua parte de educador/mediador/psicólogo às vezes, um pouco pai, um pouco mãe e tia/tio...
        Com o Ensino Fundamental de oito anos para nove anos, a mais de uma década, a escola ainda está no “andar da carruagem, ajeitando as melancias”, pelo menos nas escolas públicas. Outro dia, ouvindo um programa de rádio, escutei um prefeito da região, dizendo que se tivesse que assumir os alunos da escola estadual, teria que pegar mais esta “encrenca” para prefeitura. Enquanto, políticos acharem que a “Educação é uma encrenca” com certeza teremos muitos problemas na sociedade.
            Os professores devem fazer o seu trabalho pedagógico, independentemente de qual político ou partido estiver de ‘plantão’, pois a função do professor é de formar os cidadãos conscientes com conhecimento científico, para a sociedade que eles vão viver no futuro. A escola tem a função social de favorecer a construção de projetos de vida, sendo um espaço de participação, realização e criação, e não de fracasso ou exclusão.
           Como disse Paulo Freire, “A educação não muda o mundo, a educação muda às pessoas. E as pessoas mudam o mundo”. Talvez seja por isto que alguns políticos acham que a educação é uma encrenca, pois se as pessoas forem mais instruídas, através da escola e de seus professores, teremos cidadãos que pensam e “educação com pensar” preocupa alguns. E não precisa de muita tecnologia, material didático ou “giz e cuspe”, basta termos professores comprometidos com a educação de qualidade, sabedores da sua capacidade de mudança na sociedade.
            A frase: “a educação começa em casa” é bastante conhecida por todos, porque educação não acontece somente na escola, quando falamos em educação logo vem à mente, uma escola, com professores, alunos, livros, sala de aula. A função da educação é muito mais da família e da sociedade do que da escola, porque a escola sozinha não pode dar conta de toda esta responsabilidade, a de educar, de ensinar e aprender.
          Todos devem pensar na função social da escola nos dias atuais, que não tem mais os pressupostos e nem a pedagogia de antes. O mundo gira e muito rápido e a escola não está podendo acompanhar este giro! A responsabilidade da família não pode ser passada para outra instituição! Cada entidade seja ideológica ou não tem a sua missão, mas tem gente falhando, na tarefa de educar.
          Quando Pitágoras no século V, disse "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.", estava falando na educação familiar, pois a família vai colher os frutos que plantou na educação dos seus.
          Neste meu percurso profissional, de quase três décadas, me deparei com vários tipos de escolas, professores, alunos, pais e gestores. Percebi que onde tem organização, capacitação permanente dos educadores, participação da família e compromisso dos políticos e gestores, a escola é cuidada por todos, tem educação de qualidade e tem gestão democrática.
         Infelizmente em muitas escolas públicas temos depredação, descuido, escolas deterioradas, com falta de reformas e de projetos de Educação Preventiva como: educação patrimonial, educação fiscal e educação ambiental.
           Temos ainda as relações de poder na escola, a falta da tal democracia, a questão de gênero e da violência, tão presentes nas escolas. Com certeza, os sujeitos que praticam violências na sociedade, foram pessoas que não tiveram oportunidades de educação.
           Relembrando a história da educação no Brasil, podemos perceber que muitas coisas foram feitas de forma lenta e errônea e tudo fizeram para que a educação não melhorasse, pois é mais interessante um povo sem cultura escolar, para manipular e garantir poder político e financeiro de uma minoria, que detém o além do poder, o conhecimento. 
        Se o pensamento dos políticos e das pessoas que tem a mesma ideologia, que são retrógrados, a favor da ditadura, contra o patrono da educação e seu legado, contra a ideologia de gênero e tantas outras conquistas dos cidadãos através da luta e de leis, toda sociedade considerará a educação uma encrenca!
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portfólio de Sissa Moroso

O menor casal do mundo é separado

Gentil do Orocongo