Antologia: Palavras 2010 - AJEB/RS



















Crônica: A leitura é importante?!
                                                                                                                                        Rosilda Mara Rodrigues Moroso (Sissa)
Coletânea? Palavras 2020, p. 242-244 

A palavra leitura no dicionário significa: O ato de decifrar o conteúdo escrito de algo, ou seja, a ação de compreender um texto escrito. Podemos encontrar diversas definições, ou ainda, várias concepções sobre a leitura, mas todas afirmam que a leitura é de grande importância para o aprendizado das pessoas, para que todos possam obter novos conhecimentos, enriquecer seu vocabulário, dinamizar o raciocínio, entre outras relevâncias. Não encontrei em minhas pesquisas, alguém que afirmasse que a leitura não é importante.
Se a leitura é fundamental, porque muitos alunos não gostam de ler? Porque é tão difícil formar leitores na escola e para a vida?
A leitura é importante para todas as áreas do conhecimento, porque todas precisam de leitura e principalmente de saber interpretar. Muitos de nossos estudantes não gostam de ler. Talvez por essa razão, somos um país, em quase último lugar no PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. A última prova do PISA com alunos de 15 anos no Brasil, os estudantes tiveram um desempenho em leitura abaixo da média dos alunos de outros países participantes, tendo a média de 407 pontos em leitura, sendo que a média dos demais foi 493. Os
especialistas, afirmam que não foi uma boa classificação mundial, principalmente porque ficamos abaixo de países subdesenvolvidos.
O professor é o mediador que deve contagiar os alunos e incentivar todos para a leitura, mas infelizmente, não temos muitos educadores leitores, mas esse fato é devido a diversos fatores tais como: jornada dupla, lecionar em várias escolas, salário baixo, má formação e principalmente o desinteresse de alguns, que na minha concepção é a pior desculpa. Porque ninguém dá aquilo que não tem! Se eu não tenho hábitos de leitura, como vou formar leitores?
A paixão pela leitura é um sentimento que poucos seres humanos possuem. A palavra paixão vem do latim “passio”, que significa “sofrimento, ato de suportar”. Será que é por isto que alguns alunos não têm paixão pela leitura? Porque significa sofrimento? Claro que não!               Nos dias atuais, o significado de paixão mudou e o termo passou a significar: um interesse extremo ou admiração por uma causa ou uma atividade.
A paixão pela leitura inicia em casa com a família, principalmente pelo exemplo, pois se uma criança vê um adulto lendo, também se interessará pela leitura. Se o professor incentiva a leitura todos os dias seu aluno vai se interessar, ou seja, a leitura é um ato que deve ser contínuo e todos devem ser sensibilizados para conscientizar-se da sua importância.
              Nossas escolas nunca receberam tantos livros como nos últimos anos, mas muitas escolas estão com suas bibliotecas fechadas e sem ninguém pra dar vidas a todos àqueles livros, ou ainda para estimular a leitura dos alunos. E sem educadores leitores nas escolas, fica difícil formar leitores críticos. A escola pode estar cheia de equipamentos eletrônicos dos mais modernos, mas nada substitui a leitura em todos os seus gêneros e materiais: livro, jornal, revista, entre outros.
          O mercado editorial brasileiro era um dos maiores do mundo, tanto em lançamento de livros, como em venda. Situação que tem mudado muito nos últimos anos, por cauda da crise financeira, diversas editoras e livrarias, estão fechando suas portas. O livro de forma eletrônica “e-book” passou a ser mais procurado por causa do baixo custo, mas apenas quem tem o hábito da leitura, se aproveita desta tecnologia.
            Trabalho como educadora há quase trinta anos e vejo na escola pública, alunos lendo muito, mas apenas no celular, pode ser um tipo de leitura na atualidade, mas e depois como escrevem? Querem escrever tudo rapidamente, na mesma velocidade que a Internet e escrevem resumidamente, com abreviações nunca visto na Língua Portuguesa!
           Cabe às escolas criar estratégias de leitura com seus alunos, como uma forma prazerosa e nunca como uma obrigação. Devemos considerar a leitura como construção de conhecimento para o desenvolvimento intelectual, ético e estético do ser humano. 

            Precisamos urgentemente estimular de forma adequada o processo da leitura e da escrita. No lar devemos: ler, cantar e contar histórias para as crianças e na escola fazer da leitura um hábito, resgatar este valor importante que é o caminho para o ser humano, na busca da sua identidade e realização pessoal. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portfólio de Sissa Moroso

O menor casal do mundo é separado

Gentil do Orocongo