CURSO: A TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM OBRAS DE LITERATURA



Meu Livro Infantojuvenil: "O Enigma de Zaki", juntamente com o projeto, foi aprovado pelo

EDITAL “CULTURA CRICIÚMA VIRTUAL” 2020



O Edital foi organizado pela Fundação Cultural de Criciúma, com apoio da Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma/SC

Abaixo parte do projeto que foi aprovado.

OBJETIVO GERAL:

 Favorecer o reconhecimento das identidades étnicas, promover a visibilidade dos diferentes grupos através das manifestações culturais e dos valores civilizatórios, bem como valorizar e disseminar o respeito às diferenças, buscando educar para novas relações étnico-raciais.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Incentivar a leitura de contos africanos em professores e alunos da educação básica.

- Ampliar o conhecimento dos alunos e professores sobre a cultura africana.

- Fazer uma discussão com os professores do Ensino Fundamental sobre a temática africana e afro-brasileira.

- Propor projetos e sugestões de atividades sobre a cultura africana e afro-brasileira, visando melhorar a prática pedagógica das questões de relações étnico-raciais.

- Mobilizar os professores, para que a legislação de obrigatoriedade do estudo da cultura africana na escola extrapole o papel e se concretize nas práticas educativas.

PÚBLICO: Professores, sendo: Pedagogos dos quintos anos e professores de Língua Portuguesa do EF1 dos sextos anos do EF2, da Rede Municipal de Criciúma.

 ESTRATÉGIA: Uma Oficina Pedagógica por meio de ferramentas da Internet (You Tube ou Google Meet), por causa do tempo do isolamento social por motivo da pandemia de Coronavírus. A ferramenta a ser utilizada, dependerá da possibilidade de cada professor (a) participante da oficina.

 MATERIAL: Cada professor receberá o slide (PDF) do livro, e as escolas receberão o livro físico para a sua biblioteca.

             CONSIDERAÇÕES FINAIS

               Passados dezessete anos da promulgação da Lei 10639 e demais legislação, ainda se faz necessário a capacitação de professores para que possam corresponder às expectativas dos alunos que vão aprender a história da África e dos afrodescendentes, para trabalhar as questões da diversidade cultural e étnica nas práticas escolares, porque igualdade racial só é possível com um povo consciente, sábio e organizado. Parafraseando a cantora e ativista Leci Brandão: “A questão da educação é fundamental para a formação da cidadania no Brasil. Não chegaremos a lugar nenhum sem sabedoria.”



Você encontra o projeto no Instagran da Fundação Cultural de Criciúma



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portfólio de Sissa Moroso

O menor casal do mundo é separado

Gentil do Orocongo