CURSO: A TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM OBRAS DE LITERATURA
Meu Livro Infantojuvenil: "O Enigma de Zaki", juntamente com o projeto, foi aprovado pelo
EDITAL
“CULTURA CRICIÚMA VIRTUAL” 2020
O Edital foi organizado pela Fundação Cultural de Criciúma, com apoio da Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma/SC
Abaixo parte do projeto que foi aprovado.
OBJETIVO GERAL:
Favorecer o reconhecimento das identidades étnicas, promover a visibilidade dos diferentes grupos através das manifestações culturais e dos valores civilizatórios, bem como valorizar e disseminar o respeito às diferenças, buscando educar para novas relações étnico-raciais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Incentivar a leitura de contos africanos em professores e alunos da educação básica.
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Ampliar o conhecimento dos alunos e professores sobre a cultura africana.
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Fazer uma discussão com os professores do Ensino Fundamental sobre a temática
africana e afro-brasileira.
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Propor projetos e sugestões de atividades sobre a cultura africana e
afro-brasileira, visando melhorar a prática pedagógica das questões de relações
étnico-raciais.
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Mobilizar os professores, para que a legislação de obrigatoriedade do estudo da
cultura africana na escola extrapole o papel e se concretize nas práticas
educativas.
PÚBLICO: Professores, sendo: Pedagogos dos quintos anos e professores de Língua Portuguesa do EF1 dos sextos anos do EF2, da Rede Municipal de Criciúma.
ESTRATÉGIA: Uma Oficina Pedagógica por meio de ferramentas da Internet (You Tube ou Google Meet), por causa do tempo do isolamento social por motivo da pandemia de Coronavírus. A ferramenta a ser utilizada, dependerá da possibilidade de cada professor (a) participante da oficina.
MATERIAL: Cada professor receberá o slide (PDF) do livro, e as escolas receberão o livro físico para a sua biblioteca.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Passados dezessete anos da promulgação da Lei 10639 e demais legislação, ainda se faz necessário a capacitação de professores para que possam corresponder às expectativas dos alunos que vão aprender a história da África e dos afrodescendentes, para trabalhar as questões da diversidade cultural e étnica nas práticas escolares, porque igualdade racial só é possível com um povo consciente, sábio e organizado. Parafraseando a cantora e ativista Leci Brandão: “A questão da educação é fundamental para a formação da cidadania no Brasil. Não chegaremos a lugar nenhum sem sabedoria.”
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