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GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS RECURSOS PATRIMONIAIS DA ESCOLA

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CURSO GESTÃO ESCOLAR - UNISUL Estou fazendo o Curso de Gestão Escolar com bolsa do programa UNIEDU/SC.  Escrevei o texto abaixo para a disciplina de Recursos Patrimoniais na Escola Estou na área da educação a mais de vinte e cinco anos, passei pela escola pública municipal e estadual e escolas privadas.  Fui coordenadora pedagógica nas três esferas. Atualmente atuo na escola estadual como assistente técnico pedagógico. Neste meu percurso profissional, me deparei com vários tipos de escolas, professores, alunos, pais e gestores. Percebi que onde tem organização, capacitação permanente dos educadores, participação da família e compromisso dos políticos e gestores, a escola é cuidada por todos, tem educação de qualidade e tem gestão democrática. Infelizmente em muitas escolas públicas temos depredação, descuido, escolas deterioradas, com falta de reformas e de projetos de Educação Preventiva como: educação patrimonial, educação fiscal e educação ambiental. Rev...

A greve como parte do currículo

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O orientador de Estudos professor  Alex Borges Alano e seus professores cursistas, do curso PNEM/SC, escreveram o texto abaixo, sobre a greve dos professores de SC e uma relação com o caderno do curso.                                                          A greve como parte do currículo O caderno de Linguagens, da II etapa do PNEM, nos propõe uma reflexão sobre o currículo, a metáfora da árvore e o fazer pedagógico e sua relação com a formação humana integral dos estudantes (p. 41). A formação humana para ser integral precisa ultrapassar os muros da escola. Sabemos que o professor ensina mais que a matéria que leciona, pois somos professores mesmo fora das salas de aula. Nossa postura perante às questões sociais, em nossas relações humanas, expressam nossos valores fundamentais e demonstram na prática nossa coerência ou hip...

A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E O DIA DA CRIANÇA

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A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E O DIA DA CRIANÇA Rosilda Mara Rodrigues Moroso (Sissa) – ATP na E.E.B. Prof. Pedro da Ré O mundo todo tem um dia dedicado à criança. No Brasil esta data foi instituída através do Decreto nº 4.867 de 1924. Mas somente em 1962 é que a data foi realmente comemorada, porque uma empresa de brinquedos fez uma promoção denominada “Semana do Bebê Robusto”. Sabemos que na história da infância, a criança nem sempre foi tratada como deveria. Foram necessárias muitas leis e campanhas, para que a criança fosse reconhecida e com necessidades diferenciadas, pois está em pleno desenvolvimento. A literatura mostra que na Idade Média a criança era considerada como um “adulto em miniatura”, tanto que vemos pelas fotos da época o traje das crianças e que também tinham que se comportarem como adultos. E em alguns países a criança era considerada como anjo e em outros era tratada com indiferença. A criança com defeito era assassinada, colocada na “roda dos enjeitados”...

O PRECONCEITO VELADO E O “MA-CA-CO” SEM SOM

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O PRECONCEITO VELADO E O “MA-CA-CO” SEM SOM Rosilda Mara Rodrigues Moroso – Psicopedagoga Crônica publicada no Jornal Diário de Notícias de Criciúma/SC em 09/09/2014 http://www.jornaldn.com.br/ver_jornal.php?codigo=938 Muitas pessoas dizem que não tem preconceito, que até tem amigos (as) negros (as) e/ou gays, parece que estão fazendo favor, ter estas pessoas no seu círculo de amizade. Mas o pior mesmo quando alguém diz: “aquela pessoa é negra, mas tem alma branca”; Este tipo de preconceito velado, ainda é pior do que aquele que é explícito e que às vezes não sai som, como a moça gritando no estádio de futebol: ma-ca-co, dito em sílabas bem pronunciadas, para ser entendida no bom português, para todos “ouvirem” e o mundo todo ouviu e muita gente não gostou! Os valores e os bons costumes saíram de moda e já faz tempo. Agora é a violência do “bateu, levou” que é bem diferente do “dar a outra face”.  A questão da homofobia, onde as pessoas dizem: eu aceito a ho...

"Lei da Palmada", dói?

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Recomendo este livro!!! A “LEI DA PALMADA”, DÓI? Artigo publicado no Jornal Diário de Notícia de Criciúma/SC em 13/06/2014. http://www.jornaldn.com.br/ver_jornal.php?codigo=864 No ano de 2003, a Deputada Maria do Rosário e outros, deram entrada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania o Projeto de Lei N° 2.654, que tinha a finalidade de propor mudanças no ECA e no Código Civil, estabelecendo o direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados, sob alegação de quaisquer propósitos, ainda que pedagógicos. Naquela época a Comissão de Educação e Cultura aprovou o projeto por unanimidade, assim como na Comissão de Seguridade Social e Família, mesmo assim a lei ficou tramitando no congresso por mais de 10 anos, pois o texto era polêmico e divergiam as opiniões. Então, no dia 4 de junho deste ano, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei, apelidado de forma depreciativa “L...

Cursos de Multiculturalismo

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Cartaz do curso de 2014 Estou fazendo este curso da UDESC neste ano, com 180 horas sendo 40 horas presenciais. No ano de 2009 fiz o Curso Educação das Relações Étnicorraciais : A Contribuição da Educação Multicultural também na UDESC, com 180 horas à distância. E no ano de 2013, fiz o curso História dos Índios do Brasil na UDESC com 120 horas. LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. Altera a Lei n o  9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n o  10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA  Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 o   O art. 26-A da Lei n o  9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação: “ Art. 26-A.   N...

Crônica: "O currículo oculto e o IDEB

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O CURRÍCULO “OCULTO” E O IDEB Rosilda Mara Rodrigues Moroso (Sissa) – Publicado em 13/08/2009 - http://atpedagogico.blogspot.com.br/ Já estamos no segundo semestre e logo vai começar as provas do MEC: Provinha Brasil, Prova do SAEB, ENEM, ENSEJA, as Olimpíadas da Matemática e as escolas precisam preparar seus alunos para esta realidade. Existe uma meta do Ministério da Educação para que o IDEB do Brasil melhore a cada ano, pois temos que chegar ou igualar a media 6,0, igual aos países desenvolvidos. Nas escolas particulares, que já vivem na concorrência por mais clientes e melhores classificações nos vestibulares, agora fazem até cursinho para melhorar as notas do ENEM. Enquanto as escolas públicas fazem de tudo pra tentar melhorar a sua qualidade de ensino. Todas as escolas têm seu currículo, que na sua etimologia quer dizer corrida, um caminho a ser realizado. As escolas seguem seu currículo descrito nos planejamentos, para ensinar os conteúdos “historicamente ac...